Hemosul: agendamento é mais uma opção para população doar sangue com segurança em tempos de coronavírus

Em meio a pandemia do coronavírus, é importante lembrar que a demanda por sangue nos hospitais públicos e privados do Estado continua. O alerta é da coordenadora do Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul, Marli Vavas.

“Precisamos de um número adequado de doadores diariamente. Porque a dengue continua, todos os tratamentos que usam plaquetas continuam, os pacientes continuam sendo internados por outras patologias”, enfatizou.

O agendamento para coleta de sangue no Hemosul é uma alternativa para quem está mantendo os cuidados de combate ao coronavírus em casa, mas que está apto a doar sangue e quer continuar ajudando na reposição dos estoques da unidade. “Com o agendamento conseguimos gerenciar o fluxo de pessoas para evitar a aglomeração”.

Na Capital o agendamento pode ser feito pelo telefone fixo (67) 3312-1516 / (67) 3312-1529 ou pelo número (67)99848-3035 exclusivo para whatssap, ou seja, não recebe chamadas. No interior do Estado, o agendamento pode ser feito direto nos telefones fixos de cada unidade.

Para garantir a segurança dos doadores o Hemosul redobrou os cuidados e segue todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde. Assim que chega na unidade o doador recebe orientação para usar o álcool em gel disponível na recepção. Além da higienização frequente de canetas, pranchetas, balcão e cadeiras após o uso, o Hemosul delimitou espaçamento entre as cadeiras de espera para que haja o distanciamento necessário entre os doadores.

Estoque baixo

Conforme a gestora, os estoques estão reduzidos e a necessidade do Hemosul para esta semana são dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo. “São os sangues que temos mais dificuldades de manter, pois são os que mais utilizam. Mas todos os tipos são bem-vindos pois também produzimos plaquetas que tem duração de apenas 5 dias”, destaca Marli.

Funcionamento

O Hemosul Coordenador, na avenida Fernando Correa da Costa, em Campo Grande, continua atendendo normalmente: de segunda a sexta, das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h. Devido a pandemia do coronavírus, no interior do Estado, o atendimento passou a ser apenas no período matutino a partir desta segunda-feira (23.03).

Informações como horário de funcionamento e endereço das unidades do interior do Estado, bem como critérios para doar sangue, estão disponíveis no site do Hemosul.

Mireli Obando, Subsecretaria de Comunicação

Foto: Edemir Rodrigues

Outras Notícias

Mais de 500 clientes já passaram pelo atendimento Drive Thru do Detran-MS

Pioneiro no País, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) já passou dos 500 atendimento...

Suzano doará 15 respiradores e 80 mil máscaras hospitalares para ajudar Mato Grosso do Sul no combate ao Covid-19

A Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, inicia nesta s...

Trabalho de prevenção contra o CORONAVÍRUS

Os trabalhos da equipe de Vigilância Sanitária continuam agora pela noite. Com o apoio do 9º Batalhão Carlos Camisão,...

Mulher de 26 anos é morta pelo ex-marido com tiro no rosto em Aquidauana

Uma mulher de 26 anos foi assassinada na tarde desta sexta-feira (3) em Aquidauana. As informações iniciais são de qu...